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sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Piano blues iniciantes

Blues para iniciantes


Escalas e improvisação


O Blues é muito marcado pela constante improvisação nos solos e nas bases.
A improvisação de blues quase sempre consiste no uso das pentatônicas. Podemos misturar as escalas e pentatônicas para obter uma quantidade maior de notas para improvisação.

 Nas passagens maiores, usamos a escala maior com a 7b em substituição à 7+.

 Escala conhecida como mixolídio. Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b


T
2
3
4
5
6
7b
C
DO
RE
MI
FA
SOL
LA
SIb
D
RE
MI
FA #
SOL
LA
SI
DO
E
MI
FA#
SOL#
LA
SI
DO#
RE
F
FA
SOL
LA
SIb
DO
RE
MIb
G
SOL
LA
SI
DO
RE
MI
FA
A
LA
SI
DO#
RE
MI
FA
SOL
B
SI
DO#
RE#
MI
FA#
SOL#
LA

Podemos também utilizar nos acordes maiores Penta Blues

Penta blues  – T 3b 4 4# 5 7b




T
3b
4
4#
5
7b
C

DO
MIb
FA
FA#
SOL
SIb
D

RE
FA
SOL
SOL#
LA
DO
E

MI
SOL
LA
LA#
SI
RE
F

FA
LA b
SIb
SI
DO
MIb
G

SOL
SIb
DO
DO#
RE
FA
A

LA
DO
RE
MIb
MI
SOL
B

SI
RE
MI
FA
FA#
LA

Exemplo de uma escala:






Outras escalas

Menor (grau eólio)
Menor (eólio) + Penta menor – T 2 3b 4 5b 5 6b 7b
Menor com 6a maior (grau dórico). 
Menor com 6a (dórico) – T 2 3b 4 5b 5 6 7b

Agora é só detonar no teclado








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Até mais pessoal!

Blues para iniciantes

Blues piano para iniciantes

básico (base)



Considerado o principal e direto antecessor das vertentes do rock. Conhecer sua estrutura é fundamental para o músico.
O estilo é marcado por duas características principais:

-Utilização da 7b

-Estrutura de 12 compassos com a fórmula I – IV – V

Harmonia


O campo harmônico do blues é baseado em escalas.

Maiores em Mixolídio: T 2 3 4 5 6 7b e Menores em Eólio e Dórico

Estrutura padrão do Blues 


É marcada pela padronização das progressões de acordes. Geralmente, as fórmulas possuem 12 ou 16 compassos. Pode haver também 8 compassos (iguais as de 16, mas com todos os acordes tendo a metade da duração).





A fórmula mais simples e popular é o Blues de 12 compassos:

 I | I | I | I | IV | IV | I | I | V | IV | I | V

A fórmula indica que onde existe o sinal I usaremos o acorde correspondente à tônica.
O IV representa o uso do acorde correspondente à quarta e o V o acorde correspondente à quinta.

Sendo eles menores ou maiores, essa seqüência vai funcionar.



 Turnaround


Os 4 últimos acordes servem para o turnaround, que é um trecho de conclusão dessa progressão para depois repetir toda a fórmula.

A conclusão pode ser realizada com diferentes acordes, assim como a fórmula pode ter modificações na hora em que aparecem I, IV e V.
As fórmulas já são muito usadas e modificadas, com a adição de outros acordes e turnarounds diferentes. Mas, ainda são à base do rock e da música pop de hoje em dia.

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Até a próxima!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lick de blues Piano de Oscar Peterson

Lick do dia tecladosociety

Lick de blues Piano de Oscar Peterson

Ola galera! 

Resolvi postar de vez em quando um fraseado de blues ou Jazz com uma pequena analise e seu respectivo áudio, pra gente desenvolver um vocabulário de grandes licks, riff de jazz/blues e incrementar o nosso som .
Então vamos lá!

Agora ouça e assista o video:



http://youtu.be/ArNbnah5NPc

Algumas coisas legais sobre este lick .

Ritmo e fraseado jazz blues

Este lick tem muitas características de jazz clássicos. Há outros licks de Jazz Beebop que também apresentam a mesma abordagem rítmica como este solo. 

Muitas grandes frases de jazz começam ritmicamente sobre a pausa o "e" de uma batida.
A partir do "e" cria uma sensação de movimento para frente em seu solo. É um dispositivo rítmico comum no jazz e na música swing. 


Oscar P. começa neste lick na pausa “e” 1.( 1º e 2º compasso)

Da metade do lick utiliza a escala de blues (1º barra, metade do compasso 2 e na maioria do barra 3 ) .

Oscar usa um padrão de 4 batidas na abordagem para atingir o 3 º (D) na batida 1 fora o acorde Bb7 . Ele faz isso ao iniciar sua abordagem ou "setup" na batida 3 da barra 2 . 

Ao definir esta mudança de acorde linha inicial de Oscar tem um sentido definido de movimento para frente .


Gostou de aprender este lick de piano jazz / blues? 
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quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Roland Jupiter vs D50

Heranças sonoras dos teclados 

Roland Jupiter vs D50

Opa! pessoal






Todo mundo sabe que os teclados mais recentes de uma marca carregam em suas placas as heranças de timbres dos modelos mais interessantes anteriores (tipo genética sonora). As vezes até as cores chassis e design geral dos botões etc.
Por exemplo: os timbres do M1 da Korg residem nas memórias rom dos novos modelos. Assim como os timbres do D50 nos modelos posteriores. Depois da série JV da Roland reparem que a maioria dos timbres nomes etc, se repetem nos XP, R, XV e ... ... .
Claro que acontece também nos Yamahas por exemplo o DX7, até hoje estes timbres são copiados nos outros teclados.
Gente assistam este vídeo da própria Roland, onde eles comparam os timbres marcantes do D50 e os seus equivalentes no Jupiter.


http://youtu.be/kf_bb6BZxVM

Sinceridade o que você acha?
Notem que alguns timbres não fazem a menor diferença, mas tem uns pads no D50 e outros sons muito loucos, com presença garantida na historia da música mundial.

Será que a promessa da Roland com o Jupiter e os timbres dos synths legendários foi realmente cumprida.

Até a próxima galera!

Curta, comente e compartilhe o blog tecladosociety agradece!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Curumim Cesar Camargo Mariano partitura

Galera blz!

Esta é com certeza uma das pérolas da música brasileira


Curumim de Cesar Camargo Mariano



http://youtu.be/CXU6VHpgdEw
Curtam esse som!
Baixem a partitura.

Piano version from "Duo" DVD, with Romero Lubambo (2002). Full sheet music available at http://www.scribd.com/doc/27729632/Pi...

Play with your favorite piano:http://jazzpianotranscriptions.webs.c...

or download source: http://jazzpianotranscriptions.webs.c...

Vale a pena.
Até a próxima!

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Os sintetizadores utilizados por Jean Michel em Oxygene

Olá Galera!!
Vejam só as máquinas do JM Jarre!
Muita coisa boa analógica !



Será que ele ainda tem isso tudo em seu Set ou já está utilizando Vsts e Sampler pc?
Mais que o estúdio deste rapaz parece um laboratório de cientista maluco ou de um filme de ficção cientifica, ah isso parece!
Até Synth de fita com 6 segundos de gravação ele tem, moogs, theremins!
E o keytar do homem, estiloso einh! digo tipo Jarre mesmo!

Fico me pensando quando a faxina começar que bangunça! e tome muito cuidado com os fios.
Mas acho que vale a pena e isso dá pra conferir no CD Oxygene, o resultado foi demais.

Curtam esse video do próprio jean Michel.

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