Seguir Facebook

www.facebook.com/tecladosociety

Busca no Blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Bob Moog

Você conhece o Pai do Sintetizador ?
Robert Moog


Na realidade o sintetizador foi criado em 1955 pela RCA (Radio Corporation of America). Apesar de ter ganho o Prêmio Nobel nesse ano, este sintetizador era um instrumento que somente podia ser operado por técnicos.
Engenheiros especializados precisavam de horas para criar algum som útil.

Conhecido como RCA MkII, tinha mais de 2 metros de altura e 5 metros de comprimento. Custava U$ 175.000,00.
Os poucos músicos capazes de operá-lo eram obrigados a revezar-se em turnos e fazer uma reserva no estúdio da Universidade de Columbia/Princeton em Nova York. 



Robert Moog,
 por ser músico (teve aulas de piano por 12 anos), além de engenheiro e físico, teve um approach diferente, desenvolvendo um instrumento mais acessível e orientado para músicos, e não para técnicos. Foi com a sua invenção que o sintetizador começou a se popularizar. Por esse motivo ele é considerado o "Pai do Sintetizador".




Em 1962, Robert Moog apresentou o seu sintetizador. Seu primeiro comprador foi Alwin Nikolais, um famoso coreógrafo. Seu segundo foi Eric Siday, um compositor de comerciais (jingles). Havia dinheiro o bastante para manter-se no negócio, mas não existiam muitos compradores, de fato só se ouvia sons de sintetizador emjingles. Moog procurou encontrar-se com o maior numero de músicos que podia para divulgar o sintetizador. Dentre eles conheceuWendy Carlos, que com o álbum "Switched-On Bach" divulgou o instrumento para o mundo. Carlos chegou a colaborar com Robert Moog no aperfeiçoamento do instrumento.


Após algum tempo, Bob Moog deixou de trabalhar na empresa que tinha o seu nome (Moog Music). Fundou a "Big Briar", onde passou produziu dispositivos para seus antigos instrumentos e theremins (theremin é um instrumento musical eletrônico que é executado movendo-se as mãos perto de uma antena - muito usado em filmes de ficção científica e horror).

Nesta época, talvez por ser um cientista, e não um negociador, vendeu os direitos do seu nome e criação,ironicamente perdendo o direito de usar seu próprio nome.
No final dos anos 90 voltou à mídia, em comemoração dos 30 anos do sintetizador Moog, juntamente com o músico Keith Emerson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares